Poemas de muro e Amor

Quando Leonardo Beltrão decidiu espalhar seus primeiros lambe-lambes pelas ruas de Belo Horizonte, há mais de três anos, contava apenas com a vontade e a ajuda dos amigos. O que talvez ele não imaginasse era que o projeto conquistaria o público na web, se espalharia para outras cidades e se transformaria no livro-objeto “ Poemas de Muro e Amor”.

A obra traz o recorte das mensagens e mini-histórias espalhadas pelo projeto, batizado de #umlambepordia. “A essência destas ações é espalhar a palavra, a poesia”, conta Beltrão. É justamente por isso que, apesar de seguir o formato de um livro, a obra abre um leque para outras possibilidades. “As pessoas podem pegar as páginas e colocá-las na rua, na parede de casa. ”(...) já em 2016, conhecemos o Ademir Matias – o Matias, da Tipografia Matias –, e surgiu a proposta de recriarmos todos os textos, um a um, numa imersão tipográfica.

A técnica consistiria em nos apropriarmos e utilizarmos de todos os “tipos” disponíveis na tipografia sem nenhum suporte ou interferência externa e, imersos por uma semana, darmos nova forma a cada um dos lambes.

Visitamos o Matias que, na companhia do Olavo D’Aguiar, nos recebeu de braços abertos para aquela empreitada. tanto que, em menos de um mês, estávamos todos lá, juntos, trabalhando. “Fiz uma difícil seleção de 119 lambes para os 10 capítulos que compõem esse Poemas de muro e amor e decidimos também, para além do trabalho minucioso e artesanal em tipografia, que o livro traria páginas destacáveis – para que os lambes pudessem se espalhar mundo afora – e alguns textos escritos em máquinas de escrever o processo do livro / 12 antigas, uma Hermes 3000 e uma Olivetti Lettera 82 dos meu avós e dos meus pais, respectivamente.”

Client: umlambepordia.com.br

Design: Bruno Nunes,
Leonardo Beltrão, Leo Rosário

Year: 2017


Book author: Leonardo Beltrão
ISBN: 978 85 65786-61-3

Collaborators:
Julia Branco, Ademir Matias,
Olavo D’Aguiar e Milu Gabarra

Letterpress: Tipografia Matias